Agrotimbo

ALIZIN INJ.
087
Cães e gatos. Aglepristone é uma substância ativa esteróide com atividade antiprogestativa, indicado para interrupção da gestação, piometra e metrite.
Compartilhe
 Posologia:

Interrupção da gestação:
Cadelas: 0,33 mL/kg/dia (10 mg de aglepristone/kg/dia) por via SC, na face interna do membro posterior, aplicar a cada 24 horas, durante dois dias, totalizando duas aplicações.
Gatas: 0,50 ml/Kg/dia (15 mg de aglepristone/ kg/dia) por via SC na região da escápula, a cada 24 horas, durante dois dias.

Piometra e metrite:
Cadelas: 0,33 mL/kg/dia (10 mg de aglepristone/kg/dia) por via SC, na face interna do membro posterior, aplicar nos dias 1, 2 , 8 e 15 após o início dos sintomas, totalizando 4 aplicações, ou a critério do Médico Veterinário.

Um exame clínico, laboratorial e de diagnóstico por imagem são recomendados para a confirmação da eficácia do tratamento.

Propriedades:

Aglepristone é uma substância ativa esteróide com atividade antiprogestativa. Estudos in vitro indicam forte afinidade desta substância por receptores de progesterona e de glicocorticóides, o que explica seu efeito no organismo. Testes in vivo, realizados com a aplicação de doses de 10 e 15mg/Kg/dia, por via SC, respectivamente para cadelas e gatas, confirmam sua atividade antiprogestativa em todos os animais tratados. Também foi possível constatar que, por esta via, aglepristone não possui efeito anti-glicocorticóide, nem outros efeitos hormonais ou anti-hormonais. Por via SC, o aglepristone atinge sua concentração máxima no organismo aproximadamente 2,5 dias após a última administração.Foram necessários 3 a 5 dias para a interrupção de uma gestação. Aproximadamente 80% da dose administrada são excretadas durante 24 dias, ou seja, a eliminação se faz de forma lenta, devido à marcante lipofilia da droga. A principal via de eliminação é a fecal(90% do total administrado), o que sugere que a droga seja metabolizada pelo ciclo entero-hepático.

Vantagens:

Interrupção de gestação: maior eficácia e segurança quando comparado aos métodos terapêuticos usuais.
Procedimento a ser realizado pelo médico veterinário com grande segurança por poder ser utilizado até 45 dias da cobertura.
A capacidade reprodutiva da fêmea permanece inalterada para futuras gestações.
Piometra: a única alternativa não-cirúrgica para o tratamento de piometra aguda.

Efeitos Colaterais:

Podem ocorrer no momento da administração do produto manifestações de dor e algumas reações locais devido à natureza de seu veículo. No entanto, estes sinais desaparecem em poucas semanas.
Em cadelas tratadas em período mais tardio (20 a 30 dias após a cobertura), a inter rupção tera pêu tica da gestação é acompanhada de sinais fisiológicos como expulsão fetal, anorexia moderada e congestão das glândulas mamárias. O estro subseqüente a esta interrupção poderá ser reduzido em 1 a 3 meses.
Em gatas, raros casos de metrites pós-indução foram relatados.

Contra Indicações:

Não usar em cadelas ou gatas com mais de 45 dias de gestação.
Durante o tratamento das metrites ou piometras abertas ou fechadas com o produto, recomenda-se acompanhamento veterinário permanente, em função os possíveis efeitos secundários.

Precauções:

Produto de uso exclusivamnete veterinário.
Este produto deve ser manipulado com cuidado por mulheres grávidas.

 
Embalagens
10ML
Níveis de Garantia
Aglepristone................3,0 g
Veículo........q.s.p.....100,0 mL